Planejamento e organização para o ENEM

Como definir criterios de prioridade de estudo?

É importante ter em mente o curso e a faculdade da sua escolha, para que assim você tenha foco e motivação por um objetivo já traçado e entenda os pesos das notas que esse curso e instituição consideram. Além disso, existem maneiras de definir estratégias para a prova levando em consideração as estatísticas dela (conteúdos com maior e menor incidência) e suas facilidades e dificuldades pessoais em relação aos conteúdos que compõem essas estatísticas.


É interessante que você saiba identificar, levando em consideração quanto tempo de estudo você tem até a prova, os conteúdos que merecem maior atenção na hora de estudo e revisão. Na imagem abaixo listamos a prioridade que você deve dar aos conteúdos:




Com sua estratégia traçada, é importante definir métodos de estudo que facilitem esse processo. Existem diversos métodos como o Pomodoro, método Robinson, mapas mentais etc. Em qualquer método escolhido por você é importante colocar em prática o estudo ativo, técnica de leitura para melhor fixação do conteúdo. Ao fazer a leitura de um parágrafo, ao invés de grafá-lo com marca texto, faça um breve resumo ou pequenos tópicos do que você entendeu e faça uma ligação com assuntos que você já sabia previamente sobre aquele conteúdo, use exemplos de filmes, podcasts, livros. Independente do método escolhido para estudo, é imprescindível fazer revisões periódicas que garantam um bom grau de repetição dos conteúdos.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo